Consumir amendoim tem os mesmos benefícios de outras oleaginosas

12/03/2015 10:49



Um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association demonstrou que o consumo de amendoim foi associado à diminuição da mortalidade e da incidência de doenças cardiovasculares em diferentes grupos étnicos e entre indivíduos de grupos de baixa renda.

Três grandes estudos coorte foram avaliados. O estudo A incluiu 72.000 norte-americanos com idades entre 40 e 79 anos e os estudos B e Cincluíram 135.000 homens e mulheres de Xangai e China, com idades entre 40 e 74 anos.

Os pesquisadores aplicaram um questionário de frequência alimentar que continha, dentre outros alimentos, amendoim e frutas oleaginosas. O período de acompanhamento foi de 5,4 anos no estudo A, 6,5 anos no estudo B e 12,2 anos no estudo C. Para fazer a correlação, os pesquisadores dividiram os participantes em quatro grupos: ingestão de amendoim e oleaginosas, ingestão apenas de oleaginosas, e ingestão apenas de amendoim.

Durante o tempo de acompanhamento dos 3 estudos foram identificadas 14.440 mortes. A ingestão isolada de amendoim foi inversamente associada com o risco de mortalidade total nos 3 estudos (todos p <0,001), assim como a ingestão isolada de oleaginosas. Essa associação inversa foi predominantemente impulsionada pela mortalidade por doença cardiovascular. Quando os tipos específicos de doenças cardiovasculares foram examinados, uma associação inversa significativa foi consistentemente vista para a doença isquêmica do coração em todos os estudos.

Os autores relatam que uma das limitações do estudo foi a falta de informação quanto à quantidade de amendoim e oleaginosas que foi consumida pelos participantes, e concluem que aqueles indivíduos que comiam regularmente amendoins tinham uma probabilidade menor em cerca de 21% de morrer de qualquer causa durante um período de cerca de cinco anos. Nos grupos chineses, que foram acompanhados por 6 a 12 anos, a taxa de mortalidade foi 17% inferior.

“Botanicamente, amendoim não é uma oleaginosa, mas nutricionalmente eles são muito semelhantes à esses frutos, e outros estudos têm demonstrado os seus benefícios”, afirmam os autores. “Assim como as nozes, o amendoim pode ser consumido como um lanche ou como um ingrediente para aumento de aporte proteico em saladas e outros pratos. Um grama por dia de nozes (cerca de um quarto de xícara) é uma porção geralmente saudável”, explicam.

Referência:
Luu HN, Blot WJ, Xiang YB, Cai H, Hargreaves MK, Li H, et al. Prospective Evaluation of the Association of Nut/Peanut Consumption With Total and Cause-Specific Mortality. JAMA Intern Med. 2015