Consumo de peixe durante a gestação beneficia o desenvolvimento neurológico do feto

26/03/2015 12:08

Resultados de uma revisão sistemática publicada na revista Nutrients demonstram que a ingestão de peixe durante a gravidez está associada a resultados positivos sobre o desenvolvimento neurológico do feto.

Com o objetivo de avaliar criticamente a literatura sobre o consumo de peixe por mulheres grávidas em associação com os resultados do desenvolvimento neurológico no feto, pesquisadores australianos conduziram uma revisão sistemática de artigos de periódicos publicados entre janeiro de 2000 e março 2014. As bases de dados Medline, Scopus, Web of Science, ScienceDirect e da Biblioteca Cochrane foram pesquisadas, utilizando os termos de busca: pregnant, neurodevelopment, cognition, fish and seafood. Dos 279 trabalhos encontrados, foram selecionados oito estudos coorte na revisão final. Devido à heterogeneidade na metodologia e os resultados avaliados, os autores conduziram uma comparação qualitativa dos resultados do estudo.

Os resultados apontam uma associação entre o consumo de uma ou mais porções de peixe por semana durante a gravidez e melhores resultados no desenvolvimento neurológico do feto. O mecanismo responsável pela associação não foi esclarecido, mas os autores afirmam que as grávidas que consomem peixes regularmente têm níveis elevados de ácidos graxos ômega-3 no sangue, e que esses ácidos graxos são essenciais durante todo o ciclo da vida para o desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro. 

O tecido cerebral é predominantemente composto de lipídeos, incluindo os saturados, monoinsaturados e poli-insaturados. Dentre os ácidos graxos poli-insaturados, o ômega-3 corresponde por cerca de 10 a 20% do total da composição de ácidos graxos no cérebro, pois são componentes estruturais fundamentais das membranas de neurônios e também estão envolvidos na bioquímica do desenvolvimento e processos cerebrais e neuronais do sistema nervoso central.

“Com base nos resultados desse estudo, a recomendação atual para o consumo de duas a três porções de peixe por semana parece adequada”, concluem os autores.

 

Por:  Alweyd Tesser
Referência(s): Starling P, Charlton K, McMahon AT, Lucas C. Fish Intake during Pregnancy and Foetal Neurodevelopment-A Systematic Review of the Evidence. Nutrients.2015; 7(3):2001-2014.