Dicas importantes para controlar o peso das crianças.

25/03/2015 14:29

Meu filho esta acima do peso, o que fazer?

Geralmente escuto isso quando encontro amigos e jovens papais.

Esse é um questionamento muito importante, porque a melhor época para controlar o peso e acertar os hábitos alimentares é na infância. É nesta fase que estamos em formação de todos os tecidos, isso inclui os tecidos adiposos (Gordura).

Se os hábitos alimentares das crianças não forem corrigidos, as chances do aumento de peso corporal e o surgimento de doenças relacionadas à obesidade como diabetes e hipertensão são maiores.

Para termos sucesso nessa nova proposta, é importante o empenho dos pais no sentido de promover mudanças positivas, incentivando as crianças para que elas não se sintam sozinhas nessa nova postura alimentar.

 

Atitudes a serem tomadas para a educação nutricional dos seus filhos:

- Dê o exemplo: Os alimentos saudáveis devem ser consumidos por todos em casa e não só pelo seu filho. As crianças copiam os hábitos alimentes dos pais e adultos que convive, portanto, procure fazer as refeições junto com seus filhos, para que eles percebam que você está comendo os mesmos alimentos que eles.

Controle a quantidade: Cuidado! Não é porque o alimento é saudável que pode ser ingerido em qualquer quantidade.

- Cuidados com a televisão: Evite fazer as refeições em frente a TV. Tira a atenção da refeição e pode fazer com que a criança coma além do que ela precisa.

- Horário das refeições: Procure fazer de 5 a 6 refeições diárias, evitando assim muitas horas em jejum. No período da noite evite dar alimentos ricos em gordura, que leva mais tempo para ser digerida, e pode deixar o sono mais agitado. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão.

- Controle a dispensa (armários) e a geladeira: evite ter em casa alimentos como refrigerantes, salgadinhos, bolachas e doces. Esses alimentos são ricos em carboidratos, gorduras, sódio e pobre em nutrientes importantes para o desenvolvimento das crianças.

- Apresente os alimentos: Convide seus filhos para ajudar no preparo de alguma refeição. Dependendo da idade pode começar com sucos e saladas. Mostre a importância desses alimentos para a saúde.

- Atividade física: Incentive os pequenos a participarem de jogos e brincadeiras que tenham algum tipo de ação física (gasto calórico), ao invés de deixá-lo horas em jogos eletrônicos e computadores.

- Cuidados com apelidos: Evite palavras como (gorda, obesa) bem como outros apelidos que podem ser ofensivos e desestimular o andamento do tratamento nutricional de seu filho.

 

Seguindo essas dicas, você estará não só educando o seu filho, mas melhorando a qualidade alimentar de toda a família.

 

Dr. Lincoln Dias Junior
Nutricionista CRN/3 - 21602