Alimentos como caldos, temperos, cereais matinais e margarinas devem ter menor quantidade do elemento. A redução será feita aos poucos, até chegar à meta em 2015.
O sódio é o responsável pelo aumento da pressão arterial (Hipertensão Arterial) problema grave de saúde pública que pode aumentar as chances de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Pesquisa realizada pelo Ministério da saúde com, 54 mil brasileiros em 2011 revelou que, 22,7 % dos adultos sofrem de Hipertensão Arterial, problema que vêm crescendo de forma preocupante a cada ano.
Todos os alimentos contêm sódio, entretanto o maior vilão é justamente o sal. O sal é o alimento mais rico em sódio da nossa alimentação.
Dentre os alimentos ricos em sódio, podemos destacar os alimentos salgados industrializados, onde o sódio é utilizado muitas vezes como conservante, podendo ser encontrado em doces como bolos e biscoitos recheados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que o limite de consumo diário de sódio por dia deve ser de 2 gramas, o que equivale a 5 gramas de sal por dia.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os brasileiros consomem em média 12 gramas de sal por dia.
A meta estabelecida pelo governo é retirar mais de 20 mil toneladas de sódio das prateleiras do país até 2020.
QUALIDADE DE VIDA – Se o consumo de sódio for reduzido (para a recomendação diária da OMS), os óbitos por acidentes vasculares cerebrais podem diminuir em 15%, e as mortes por infarto em 10%.
Ainda estima-se que 1,5 milhão de brasileiros não precisaria de medicação para hipertensão e a expectativa de vida seria aumentada em até quatro anos.
Alimentos que ajudam no controle da Hipertensão:
- Aipo
- Alho
- Peixes como Atum
- Tomate
- Frutas
- Verduras
- Azeite de oliva e alimentos ricos em cálcio e potássio.
DICA: Como forma de reduzir a adição de sal nas saladas, utilize temperos como orégano e manjericão.