Os benefícios do Chá
Entre os séculos XVIII e XIX, o chá esteve em volta de uma enorme polémica: havia uma crescente preocupação de que o consumo excessivo de chá pelas classes trabalhadoras acabaria por tornar essas pessoas melancólicas e sem força para trabalhar! A partir de meados do século XIX, e com a ajuda do Movimento de Temperança, que pretendia diminuir o consumo de álcool, o chá passou a ser um substituto do mesmo. Hoje, é a bebida mais consumida no mundo, logo depois da água, e os seus benefícios para a saúde foram estudados e reconhecidos.
Saboroso e com poucas calorias, disponível em dezenas de sabores e recheado de antioxidantes, ao longo dos últimos anos, os estudos em torno desta bebida têm-se multiplicado e os benefícios para a saúde também.
Principais benefícios
Graças aos seus poderosos antioxidantes – os polifenóis – o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental:
- Melhora os níveis de concentração;
- Aumenta os níveis de energia;
- É um estimulante do bem-estar geral;
- Pode ser utilizado como prevenção e tratamento de aterosclerose (a formação de placas Nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à sua obstrução completa);
- É ótimo na prevenção da diabetes;
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
- Previne contra o cancro (inibe o desenvolvimento de células cancerígenas, impede o Fornecimento de sangue ao tumor e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas);
- Contribui para a diminuição dos níveis de “colesterol mau” (LDL – lipoproteína de baixa densidade);
- Melhora o metabolismo lipídico;
- Tem um efeito antibacteriano significativo;
- Purifica o organismo, eliminando toxinas;
- Combate a retenção de líquidos.
Verde, branco ou preto?
Todos os chás derivam da mesma planta – a Camellia sinensis – mas diferem pelo processo de oxidação a que são sujeitos e que modifica a cor das suas folhas, o seu aroma, sabor e quantidade de polifenois presentes.
O chá preto é o mais processado e, embora mantenha muitas qualidades benéficas para a saúde, tem menos poderes antioxidantes do que o chá verde – composto pelas folhas não oxidadas da planta do chá.
O chá branco, por sua vez, é o menos processado e contém mais antioxidantes do que o chá verde, no entanto, tem um sabor quase inexistente e geralmente tem um preço mais elevado com relação aos outros.
Sabores saudáveis
Com mil e um sabores para provar, são vários os chás que apresentam soluções deliciosamente saudáveis para problemas específicos. É o caso destes chás:
Camomila: os seus efeitos tranquilizantes no sistema nervoso são muito conhecidos, bem como o poder calmante que tem sobre problemas de estômago.
Cidreira: indicado para combater cólicas e gases, é ainda um calmante natural para estados de nervosismo e de insônia.
Dente-de-leão: desintoxica o fígado, estimulando o seu funcionamento saudável.
Gengibre: para além de acalmar o sistema digestivo, é um excelente energizante natural.
Hortelã/Menta: relaxa os intestinos, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago.
Maça: anti-diarréico, é o auxiliar perfeito para uma boa digestão, tem ainda propriedades sedativas.
Valeriana: auxilia nas perturbações do sono, sendo um substituto natural dos vulgares comprimidos para dormir.
Pronto a servir
Esqueça o chá engarrafado, preferindo sempre o chá fresco, fervido na hora com recurso aos práticos saches ou então com ervas e folhas soltas, deixando-as “marinar” durante 3 a 5 minutos, para poder retirar e aproveitar ao máximo os seus compostos mais benéficos.
Para auxiliar na redução e controle do peso corporal, troque o açúcar por mel, algumas rodelas de limão, canela em pau, etc.
Evite adicionar leite – além de aumentar as calorias, reduz os benefícios cardiovasculares do chá.