Leite
O leite é um dos mais completos alimentos, contém uma grande variedade de nutrientes essenciais ao crescimento, desenvolvimento e manutenção de uma vida saudável. Rico em proteínas, energia e minerais, é indicado para todas as idades.
Composição do Leite de Vaca
Componentes Principais |
Composição Média |
Água |
87,0% |
Sólidos Totais |
13,0% |
Gordura |
3,9% |
Proteínas |
3,4% |
Lactose |
4,8% |
Minerais |
0,8% |
É importante lembrar que os componentes do leite podem variar consideravelmente entre as vacas de diferentes raças e entre vacas da mesma raça, dependendo da alimentação e da época do ano, do período de lactação etc..
Fonte: ABLV – Associação Brasileira do Leite Longa Vida
Gordura do Leite
A gordura do leite é uma mistura de diferentes ésteres de ácidos graxos (mono-, di- e triglicerídeos) compostos por um álcool chamado glicerol e vários ácidos graxos. Os ácidos graxos representam cerca de 95% da gordura do leite, podendo ser classificados em saturados e poliinsaturados. Além disso, também compõe a gordura alguns ácidos graxos, fosfolipídios, esteróis, carotenóides e vitaminas lipossolúveis.
Nos ácidos graxos saturados os átomos de carbono são ligados uns aos outros por ligações simples, enquanto que nos ácidos graxos não-saturados existem uma ou mais ligações duplas na cadeia de hidrocarbono. Cada molécula de glicerol pode se unir a três moléculas de ácido graxo.
Praticamente toda a gordura do leite encontra-se em glóbulos. Como os glóbulos de gordura são as partículas maiores do leite, porém as mais leves (densidade de 0,93 g/cm3 a 15,5° C), eles tendem a subir para a superfície, formando a nata, quando o leite não homogeneizado fica parado por um certo tempo em um recipiente.
Fonte: ABLV – Associação Brasileira do Leite Longa Vida
Proteínas do Leite
As proteínas são moléculas formadas de unidades menores chamadas de aminoácidos. Uma molécula de proteína consiste em uma ou mais cadeias interligadas de aminoácidos, onde estes estão organizados em uma ordem específica. Uma molécula de proteína, em geral, contém de 100-200 aminoácidos ligados, mas podem conter número maior ou menor.
Existem aproximadamente 20 tipos de aminoácidos, sendo que 18 deles podem ser encontrados nas proteínas do leite.
Uma importante característica do leite, no tocante à nutrição é que oito (nove para as crianças) dos 20 aminoácidos não podem ser sintetizados pelo organismo humano. Como eles são necessários para a manutenção de um metabolismo adequado, necessitam ser obtidos através dos alimentos. Estes são denominados aminoácidos essenciais e todos estão presentes nas proteínas do leite.
A caseína é a principal proteína presente no leite. Ainda podem ser encontradas no leite, embora em menor quantidade, proteínas do tipo soroproteínas que apresentam valores nutritivos muito altos. Sua composição de aminoácido é muito próxima daquela considerada ideal biologicamente.
Fonte: ABLV – Associação Brasileira do Leite Longa Vida
Lactose
A lactose é o açúcar encontrado somente no leite; ela pertence ao grupo de compostos químicos orgânicos chamados de carboidratos.
Os carboidratos são a fonte de energia mais importante em nossa alimentação. Eles se dividem em compostos de alto valor energético que podem participar de todas as reações bioquímicas, onde proporcionam a energia necessária. Os carboidratos também fornecem material para a síntese de alguns compostos químicos importantes no organismo. Eles estão presentes nos músculos como glicogênio e no fígado como glicogênio do fígado.
A lactose (açúcar do leite) é um dissacarídeo, com uma molécula que contém os monossacarídeo de glicose e galactose.
Fonte: ABLV – Associação Brasileira do Leite Longa Vida
Vitaminas
As vitaminas são substâncias orgânicas que aparecem em concentrações muito baixas tanto nas plantas como nos animais. Elas são essenciais para a evolução normal da vida.
O leite contém muitas vitaminas, porém em pequenas quantidades. Entre as mais conhecidas estão A, B1, B2, B12 C e D.
Fonte: ABLV – Associação Brasileira do Leite Longa Vida
Minerais e Sais presentes no Leite
O leite contém uma série de minerais, também em pequena quantidade. A concentração total é de menos de 1%. Os sais mais importantes são aqueles do cálcio, sódio, potássio e magnésio. Eles se apresentam como fosfatos, cloretos, citratos e caseinatos, sendo que os sais de potássio e cálcio são os mais abundantes.
Fonte: ABLV – Associação Brasileira do Leite Longa Vida